Saber matemática para programar… Essa é uma das perguntas que eu mais recebo de pessoas que estão querendo entrar na área de programação.
Será que você precisa ser um expert em matemática pra começar? Ou será que com conhecimentos básicos (aquele que você aprende no ensino fundamental) já da pra se virar?
Pensando justamente em responder estas dúvidas, gravei um vídeo falando sobre este tema. Dá uma olhada:
Se você quiser hoje entrar no mundo da programação e está com medo porque não se considera muito bom em matemática, pode ficar tranquilo quanto a isso! Você não precisa ter nenhum conhecimento avançado em matemática para poder começar.
Isso mesmo, você não precisa saber matemática para programar. Pelo menos não aquela matemática complicada que você acha que precisaria saber…
Se você sabe as 4 operações principais (soma, subtração, multiplicação e divisão), pronto! Você já tem tudo o que precisa pra começar a estudar programação.
Agora, vale o alerta. Se o seu objetivo é aprender programação pra criar jogos 3D ou trabalhar com inteligência artificial avançada, por exemplo, você vai precisar saber muito sobre matemática. Mas isso não tem a ver com o fato de você precisar saber matemática para programar, mas sim com o fato de que a matemática é fundamental pro que você está criando (ou você acha que vai conseguir criar um jogo em primeira pessoa sem saber física e matemática? Não vai rolar…).
Portanto, com aquela matemática totalmente básica que você aprendeu no ensino fundamental você já é um candidato apto a entrar no mundo da programação! Não existem mais pré-requisitos.
Aliás, aqui na Softblue nós temos um curso 100% gratuito justamente pra servir como esse primeiro passo no mundo da programação: o curso de Lógica de Programação. Este curso ensina tudo o que você precisa pra começar a trilhar esse caminho.
Se você gosta da área de programação, deixe esse medo da matemática pra lá e entre nesse universo de uma vez por todas. Sou suspeito pra falar, mas a área de programação é uma das melhores áreas pra construir hoje a sua carreira. Mas essa discussão deixo pra um próximo vídeo… 😀
E você, tá com medo da matemática? Conte aqui pra mim nos comentários!
Eu estou entrando agora no mundo da programação, mas as habilidades matemáticas ajudam muito para que se desenvolva a lógica e algoritmos para programar, eu estou fazendo o curso de lógica e essas habilidades estão me auxiliando bastante na minha evolução.
Legal, Eric! O importante é que você já começou e está se desenvolvendo! O problema é quem nem começa por medo da matemática, e realmente isso não precisa! Abraço!
Eric tudo bem? Qual curso (curso de lógica) está fazendo amigo?
A matemática só é premissa dependendo do projeto que você pegue ou do segmento de um sistema que a pessoa for pegar. Parabéns Carlos pelo post verdadeiro sem colocar marketing em cima, bora pro topo softblue!
Valeu, Leonardo! Tamo junto! Abraço!
Para começar a aprender realmente não precisa muita coisa. O importante é aprender a lógica.
Agora, para concursos, entrevistas na Microsoft, calcular eficiência de algoritmos, até conversão de sistemas numéricos, etc, aí será necessário ter um bom conhecimento.
Inclusive, para quem pretende fazer algum curso superior na área de programação, é o caso já ter conhecimento em lógica, e em alguma linguagem de programação, já que a faculdade não tem tempo suficiente pra ensinar.
Isso mesmo, Paulo: lógica de programação é fundamental! É uma das primeiras coisas que a pessoa deve aprender pra ser programador. Depois é preciso ir evoluindo as habilidades de acordo com a área escolhida. Abraço!
Depende das empresas, dos cursos e dos projectos.
Nos cursos de ciência da computação, engenharia da computação e de engenharia do software, física e matemática são muito exigentes.
Nas empresas como Apple, Google e Microsoft, a física e a matemática são essenciais na programação.
Nos projectos, como os jogos, eles exigem muita matemática, por exemplo, o jogo Super Mario Bros tinha muita, muita e muita matemática para medir a gravidade, utilizando os cálculos diferenciais e integrais. Os aplicativos simples não querem.
Nos projectos de realce de síntaxe, de analisadores léxico e sintático para editores de texto, pedem-se a matemática avançada, por exemplo, for, while e if contêm letras gregas e símbolos matemáticos:
Senão
i := 0;
F := ∅;
Repita:
i := i+1;
Xi := o i-ésimo símbolo da cadeia X;
F := F ∪ TABFIRST(Xi) – {ε};
Se X = ε então:
F := F ∪ {ε};
Fim Se
Até X ∈ T ou X = ε ou (X ∈ N e ε ∈ TABFIRST(X))
Fim Se
Isso mesmo, alguns projetos pedem! Mas pro cara que está começando, saber matemática básica já é o suficiente. Se ele quiser ir pra alguma dessas áreas, aí sim vai ter que ralar na matemática, não tem saída! rsrs. Abraço!
Boa tarde Carlos,
Concordo com você. Também fiz Ciência da Computação e depois Matemática. Confesso que particularmente para mim, isso não seja um sacrifício ou uma coisa amedrontadora, visto que o que me levou a fazer a primeira faculdade foi que ela justamente tinha muita matemática (e tinha mesmo 🙂 só que computação pode ser considerada uma matemática aplicada.
Também tenho a mesma opinião que você. Para iniciar em programação basta o elementar da matemática.
O que a pessoa tem que ter em mente é a lógica de programação que deve ir ficando cada vez mais apurada – e não deixa de ser uma área da matemática.
Agora, realmente, existem determinados campos, notavelmente Inteligência Artificial, que você precisa de uma matemática bem mais elaborada. No caso de IA diria que, por exemplo, Probabilidades, Estatística e Álgebra Linear sejam mandatórios.
Muito bom esse artigo.
Abraço,
Nilton.
Oi Nilton! É verdade, em alguns casos a matemática é fundamental. Quando eu estudei desenvolvimento de jogos eu precisei conhecer bastante de álgebra linear e geometria analítica pra trabalhar com programação de jogos em 3D. Mas pra começar, o básico já é o suficiente! Abraço.
E essa paisagem ao fundo, onde é? Bonita! 😀
Gravei esse vídeo em Búzios 🙂
É verdade o que você disse na palestra, hoje estou quase formando no curso de ciência da computação na faculdade pitágoras, estou achando um excelente curso, temos muita matemática cálculo 1, 2 e 3, Cálculo numérico, mas como você falou, já é meio caminho andado para nos aprofundarmos na programação….
Alessandro, também me formei em Ciência da Computação e tive matérias de Cálculo, Geometria Analítica, Cálculo Numérico e outras… Pra começar a programar ninguém precisa de nada disso, mas no nosso curso especificamente estas matérias são muito importantes devido a natureza dos sistemas que um cientista da computação precisa saber fazer (o curso de Ciência da Computação tem uma pegada mais acadêmica, voltada à pesquisa). Abraço!
Eu acho assim se vc tem medo de programar porque tem medo da matemática pois no ensimo médio vc nao conseguiu entender a matemática isso significar que vc tem problema com a lógica e
vai tbm passar por problema no aprendizado da programação, considero matemática como lógica de programação e as fórmulas da matemática como a linguagem de programação!
Saudações. Sou um curioso sobretudo na área da informática, quero aprender a programar mas tenho medo de matemática. Depois dos vossos depoimentos me sinto mais motivado. De Moçambique.
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
Valeu, Evy! Tamo junto =D
Bem eu comecei estudar programação principalmente lógica que e o essencial dividido meus estudos na programação revisando conteúdo de matemática fundamental e matemática mais avançado para fins didáticos ex geometria volume e medida claro não vou me tornar um expert mais ajuda muito. Parabéns pelo trabalho muito bom o post
Bem meu foco não é desenvolver um sistema científico ou criar um robô para nasa e sim desenvolver sistemas comerciais
Carlos uma pergunta posso dividir meu estudo aprendendo programação dasktop e programação web dividido 3 horas de estudo uma parte estudando csharp Windows forms e html css asp net Core vou deixar javascript por último depois vou estudar alguma s biblioteca do js estou fazendo certo ou não
Pode sim. Não existe uma fórmula e você deve fazer da forma que faz mais sentido pra você. Vá encaixando os assuntos no tempo que você tem e de forma que não fique pesado, senão você acaba desistindo no meio do caminho 🙂