Resolvendo o problema dos projetos Gradle no Eclipse com o Java 13 e 14

Fala, pessoal! Estou compartilhando uma solução apresentada pelo Tadeu Espindola, que faz parte do #TimeSoftblue, que resolve o problema da criação de projetos Gradle no Eclipse usando as versões 13 e 14 do Java. Olha só…

 

Venho aqui para reportar que as versões 13 e 14 do Java têm apresentado incompatibilidades com as última versões estáveis do Gradle, então vou deixar registrado uma solução que tem funcionado para todos os alunos que têm tido problemas ao criar projetos Gradle com o Java 13 e 14!

Realize os seguintes passos para aplicar a solução.

No Eclipse, vá até Help > Install New Software… e insira o seguinte link para instalar uma atualização que corrige os erros apresentados na criação do projeto: https://download.eclipse.org/buildship/updates/e413/snapshots/3.x

 

Suporte ao Gradle no Eclipse – Java 13 e 14

 

Repare que após colar o link no campo Work with é necessário pressionar a tecla Enter e depois selecionar os dois checkboxes do Buildship antes de clicar em Next.

Se estiver utilizando o Java 14 e a solução apresentada não funcionar, tente utilizar o Java 13 ao invés do 14. Se mesmo assim não der certo, caso esteja utilizando a versão do Eclipse 2020-03, tente utilizar a versão anterior (2019-12).

 

Espero que esta dica tenha te ajudado! Forte abraço e bons estudos!

Sobre o autor

Carlos Tosin

Carlos Tosin

Carlos Eduardo Gusso Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo, Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java desde 2002 e possui 6 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua desde 2005 com treinamentos de profissionais em grandes empresas e escreveu diversos artigos para a revista Java Magazine. Possui as certificações da Sun (agora Oracle) SCJP, SCJD,SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.

Comment ( 1 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *