Saber matemática para programar. Preciso mesmo?

Saber matemática para programar… Essa é uma das perguntas que eu mais recebo de pessoas que estão querendo entrar na área de programação.

Será que você precisa ser um expert em matemática pra começar? Ou será que com conhecimentos básicos (aquele que você aprende no ensino fundamental) já da pra se virar?

Pensando justamente em responder estas dúvidas, gravei um vídeo falando sobre este tema. Dá uma olhada:

 

 

Se você quiser hoje entrar no mundo da programação e está com medo porque não se considera muito bom em matemática, pode ficar tranquilo quanto a isso! Você não precisa ter nenhum conhecimento avançado em matemática para poder começar.

Isso mesmo, você não precisa saber matemática para programar. Pelo menos não aquela matemática complicada que você acha que precisaria saber…

Se você sabe as 4 operações principais (soma, subtração, multiplicação e divisão), pronto! Você já tem tudo o que precisa pra começar a estudar programação.

Agora, vale o alerta. Se o seu objetivo é aprender programação pra criar jogos 3D ou trabalhar com inteligência artificial avançada, por exemplo, você vai precisar saber muito sobre matemática. Mas isso não tem a ver com o fato de você precisar saber matemática para programar, mas sim com o fato de que a matemática é fundamental pro que você está criando (ou você acha que vai conseguir criar um jogo em primeira pessoa sem saber física e matemática? Não vai rolar…).

Portanto, com aquela matemática totalmente básica que você aprendeu no ensino fundamental você já é um candidato apto a entrar no mundo da programação! Não existem mais pré-requisitos.

Aliás, aqui na Softblue nós temos um curso 100% gratuito justamente pra servir como esse primeiro passo no mundo da programação: o curso de Lógica de Programação. Este curso ensina tudo o que você precisa pra começar a trilhar esse caminho.

Se você gosta da área de programação, deixe esse medo da matemática pra lá e entre nesse universo de uma vez por todas. Sou suspeito pra falar, mas a área de programação é uma das melhores áreas pra construir hoje a sua carreira. Mas essa discussão deixo pra um próximo vídeo… 😀

E você, tá com medo da matemática? Conte aqui pra mim nos comentários!

Sobre o autor

Carlos Tosin

Carlos Tosin

Carlos Eduardo Gusso Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo, Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java desde 2002 e possui 6 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua desde 2005 com treinamentos de profissionais em grandes empresas e escreveu diversos artigos para a revista Java Magazine. Possui as certificações da Sun (agora Oracle) SCJP, SCJD,SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.

Comentários (15)

  • Eric Geraldo Gurgel do Amaral

    Eu estou entrando agora no mundo da programação, mas as habilidades matemáticas ajudam muito para que se desenvolva a lógica e algoritmos para programar, eu estou fazendo o curso de lógica e essas habilidades estão me auxiliando bastante na minha evolução.

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Legal, Eric! O importante é que você já começou e está se desenvolvendo! O problema é quem nem começa por medo da matemática, e realmente isso não precisa! Abraço!

  • LEONARDO CRUZ

    A matemática só é premissa dependendo do projeto que você pegue ou do segmento de um sistema que a pessoa for pegar. Parabéns Carlos pelo post verdadeiro sem colocar marketing em cima, bora pro topo softblue!

  • Paulo Bogado

    Para começar a aprender realmente não precisa muita coisa. O importante é aprender a lógica.
    Agora, para concursos, entrevistas na Microsoft, calcular eficiência de algoritmos, até conversão de sistemas numéricos, etc, aí será necessário ter um bom conhecimento.

    Inclusive, para quem pretende fazer algum curso superior na área de programação, é o caso já ter conhecimento em lógica, e em alguma linguagem de programação, já que a faculdade não tem tempo suficiente pra ensinar.

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Isso mesmo, Paulo: lógica de programação é fundamental! É uma das primeiras coisas que a pessoa deve aprender pra ser programador. Depois é preciso ir evoluindo as habilidades de acordo com a área escolhida. Abraço!

  • Gustavo Costa

    Depende das empresas, dos cursos e dos projectos.

    Nos cursos de ciência da computação, engenharia da computação e de engenharia do software, física e matemática são muito exigentes.

    Nas empresas como Apple, Google e Microsoft, a física e a matemática são essenciais na programação.

    Nos projectos, como os jogos, eles exigem muita matemática, por exemplo, o jogo Super Mario Bros tinha muita, muita e muita matemática para medir a gravidade, utilizando os cálculos diferenciais e integrais. Os aplicativos simples não querem.

    Nos projectos de realce de síntaxe, de analisadores léxico e sintático para editores de texto, pedem-se a matemática avançada, por exemplo, for, while e if contêm letras gregas e símbolos matemáticos:

    Senão
    i := 0;
    F := ∅;
    Repita:
    i := i+1;
    Xi := o i-ésimo símbolo da cadeia X;
    F := F ∪ TABFIRST(Xi) – {ε};
    Se X = ε então:
    F := F ∪ {ε};
    Fim Se
    Até X ∈ T ou X = ε ou (X ∈ N e ε ∈ TABFIRST(X))
    Fim Se

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Isso mesmo, alguns projetos pedem! Mas pro cara que está começando, saber matemática básica já é o suficiente. Se ele quiser ir pra alguma dessas áreas, aí sim vai ter que ralar na matemática, não tem saída! rsrs. Abraço!

  • Nilton dos Santos

    Boa tarde Carlos,
    Concordo com você. Também fiz Ciência da Computação e depois Matemática. Confesso que particularmente para mim, isso não seja um sacrifício ou uma coisa amedrontadora, visto que o que me levou a fazer a primeira faculdade foi que ela justamente tinha muita matemática (e tinha mesmo 🙂 só que computação pode ser considerada uma matemática aplicada.
    Também tenho a mesma opinião que você. Para iniciar em programação basta o elementar da matemática.
    O que a pessoa tem que ter em mente é a lógica de programação que deve ir ficando cada vez mais apurada – e não deixa de ser uma área da matemática.
    Agora, realmente, existem determinados campos, notavelmente Inteligência Artificial, que você precisa de uma matemática bem mais elaborada. No caso de IA diria que, por exemplo, Probabilidades, Estatística e Álgebra Linear sejam mandatórios.
    Muito bom esse artigo.
    Abraço,
    Nilton.

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Oi Nilton! É verdade, em alguns casos a matemática é fundamental. Quando eu estudei desenvolvimento de jogos eu precisei conhecer bastante de álgebra linear e geometria analítica pra trabalhar com programação de jogos em 3D. Mas pra começar, o básico já é o suficiente! Abraço.

  • Alessandro Pino

    E essa paisagem ao fundo, onde é? Bonita! 😀

  • Alessandro Setragni D´Alemida

    É verdade o que você disse na palestra, hoje estou quase formando no curso de ciência da computação na faculdade pitágoras, estou achando um excelente curso, temos muita matemática cálculo 1, 2 e 3, Cálculo numérico, mas como você falou, já é meio caminho andado para nos aprofundarmos na programação….

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Alessandro, também me formei em Ciência da Computação e tive matérias de Cálculo, Geometria Analítica, Cálculo Numérico e outras… Pra começar a programar ninguém precisa de nada disso, mas no nosso curso especificamente estas matérias são muito importantes devido a natureza dos sistemas que um cientista da computação precisa saber fazer (o curso de Ciência da Computação tem uma pegada mais acadêmica, voltada à pesquisa). Abraço!

  • Paulo Ricardo

    Eu acho assim se vc tem medo de programar porque tem medo da matemática pois no ensimo médio vc nao conseguiu entender a matemática isso significar que vc tem problema com a lógica e
    vai tbm passar por problema no aprendizado da programação, considero matemática como lógica de programação e as fórmulas da matemática como a linguagem de programação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *