Mito do Java #4: Java é Decoreba

“Java é decoreba, Carlos! E tem muita coisa pra decorar”.

Infelizmente isto é algo que eu escuto muito dos programadores e das pessoas que querem se tornar programadores. Eles se assustam com a quantidade de coisas que o Java tem e ficam apavorados, achando que vão precisar decorar tudo aquilo…

Só que tem um detalhe: isso é um MITO! Você não precisa sair decorando nada do Java, não… Dá só uma olhada no vídeo que eu gravei falando justamente sobre isso!

 

 

Como você pôde perceber, mais importante do que decorar é você saber onde encontrar a informação. Isso é essencial! E os dois principais lugares onde você pode procurar o que você precisa é o Javadoc e o Google.

Sempre que você tiver alguma dúvida sobre nome de método, parâmetros a serem passados, o que o método faz, etc., recorra ao Javadoc. Lá está a documentação completa da API do Java, prontinha pra você consultar de forma rápida.

Mas se você não sabe exatamente o que está procurando, vá pro Google e pesquise. Existem inúmeros fóruns de programação e artigos com o que você precisa. Normalmente a sua dúvida já foi a dúvida de outra pessoa, e já foi respondida por alguém.

Aliás, recentemente eu escrevi um artigo explicando sobre como tirar dúvidas em fóruns de programação. Clique aqui e confira!

Eventualmente, conforme você for praticando no dia a dia, você vai perceber que vai começar a memorizar o que você usa mais. Isso é normal. Agora, isso não significa que você precisa ficar estudando a API, tentando decorar tudo o que tem lá, porque vai ser perda de tempo.

Outro detalhe é que as boas ferramentas de desenvolvimento do Java trazem o Javadoc pra dentro delas e ainda permitem o uso do recurso de auto-completar, que sugere nomes pra você não ter que lembrar tudo de cabeça. Isso ajuda muito durante o desenvolvimento e reforça a ideia de que Java é decoreba é um mito!

Enfim, não fique nessa neura de que Java é decoreba! O importante é entender como a linguagem funciona e saber onde consultar as informações que estão disponíveis pra você. Simples assim. É nisso que eu acredito e é isso que eu sempre aconselho os meus alunos do curso de Fundamentos de Java a fazer.

Alguém já mandou você decorar alguma coisa do Java? Ou então você mesmo achava que tinha que se forçar a decorar comandos, estruturas, métodos, etc? Conta aí pra mim! 😀

Sobre o autor

Carlos Tosin

Carlos Tosin

Carlos Eduardo Gusso Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo, Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java desde 2002 e possui 6 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua desde 2005 com treinamentos de profissionais em grandes empresas e escreveu diversos artigos para a revista Java Magazine. Possui as certificações da Sun (agora Oracle) SCJP, SCJD,SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.

Comentários (6)

  • Edivaldo

    Estou estudo Spring com tymeleaf e gostaria de saber como faço para encontrar ajuda em dúvidas no decorrer dos meus estudos.

  • Denis

    Olá Carlos! Estou querendo cursar Ciência da Computação e estou meio perdido sobre em qual faculdade cursar… Pensei na Uninove mas não sei se é uma boa… Poderia me dar uma indicação?

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Denis, são muitas faculdades e ementas de cursos diferentes. Infelizmente não posso te indicar, mas posso dizer pra você prestar atenção nos detalhes. Pesquise, se informe e vá atrás. Eu quando comecei tinha passado na UFPR e na PUC-PR, comparei os detalhes e optei pela PUC-PR porque fazia mais sentido pra mim. Você precisa buscar o que faça mais sentido pra você. Abraço!

  • Giovani André

    Carlos, boa tarde.

    Na minha opinião, nenhuma linguagem de programação deve ser “decoreba”. Já ouviu a frase “A prática leva à perfeição”? Pois é.
    Estou entrando agora no mundo JAVA e, como você, também era traumatizado, justamente porque, na faculdade, TENTARAM me ensinar de forma errada. Bastou assistir o seu webinar onde explica OO usando Lego e perdi o “medo”. E, honestamente, estou cada dia mais apaixonado por JAVA.
    Como programador ABAP posso dizer com toda certeza que decorar não ajuda e, na verdade, é humanamente impossível. Quem conhece um pouco sobre o SAP pode me confirmar, pois decorar tudo o que há no ambiente de desenvolvimento ABAP é, sem dúvida, impossível.

    Grande abraço, mestre!

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Obrigado, Giovani! O Java é realmente incrível e está ficando cada vez mais incrível 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *