A melhor ferramenta de desenvolvimento para programar

A melhor ferramenta de desenvolvimento para programar é a ferramenta que ajuda você da melhor forma, ao invés de te atrapalhar.

Eu gravei um vídeo explicando isso em detalhes. Dá só uma olhada:

 

 

Ferramentas de desenvolvimento são exatamente isso: ferramentas! É como eu mostrei no vídeo: se você tentar pregar um prego na parede usando uma chave philips você até vai conseguir, mas com muita dificuldade e com grandes chances de se machucar no processo!

Quando as pessoas me perguntam: “Carlos, qual é a melhor ferramenta de desenvolvimento pra eu usar?”, minha resposta sempre é: “Você deve usar a ferramenta que faz mais sentido pra você!”.

Hoje em dia existem ferramentas fantásticas pra diversas linguagens de programação. Nos cursos de Java aqui da Softblue (como o curso de Fundamentos de Java, por exemplo), eu mostro o Eclipse.

No curso de Android, eu abordo o Android Studio (que é a ferramenta oficial pra desenvolvimento Android).

Nos cursos de C#, eu falo sobre Visual Studio Community.

E olha só que legal: todas essas ferramentas que eu citei são 100% gratuitas, além de serem excelentes!

“Mas Carlos, por que você escolheu essas ferramentas?”

Simples: porque são as ferramentas que eu mais gosto (e eu tinha que optar por alguma pra poder produzir as aulas dos cursos :P).

Mas isso não significa que as outras ferramentas sejam ruins! No caso do Java, por exemplo, existe o NetBeans, que também é uma ferramenta excelente (e gratuita!).

O que eu recomendo sempre pras pessoas é: experimente as ferramentas! Baixe, instale e brinque com elas. E veja qual faz mais sentido pra você. Qual ferramenta aumenta sua produtividade? Qual ferramenta tem os recursos que você precisa e que te ajudam? Essa ferramenta deve ser a sua escolhida!

E você? Em qual linguagem você programa e qual ferramenta de desenvolvimento você usa? Ela atende suas necessidades?

Sobre o autor

Carlos Tosin

Carlos Tosin

Carlos Eduardo Gusso Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo, Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java desde 2002 e possui 6 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua desde 2005 com treinamentos de profissionais em grandes empresas e escreveu diversos artigos para a revista Java Magazine. Possui as certificações da Sun (agora Oracle) SCJP, SCJD,SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *