Java vai ser pago? Entenda as mudanças da Oracle

Java vai ser pago?

Essa é uma das perguntas que eu mais tenho recebido nos últimos dias. A Oracle realmente andou mudando algumas coisas no Java, que começaram em Setembro de 2017, mas calma lá: não há motivo pra pânico!

Dá só uma olhada no vídeo que eu gravei pra falar justamente sobre esse tema:

 

 

As mudanças que a Oracle fez no cronograma de releases do Java eram realmente necessárias. Do jeito que as coisas estão hoje no mundo de TI, ter que esperar 3 anos por uma nova versão é algo impensável.

Ponto pra Oracle, que desde que assumiu o Java (quando comprou a Sun) já melhorou MUITO a linguagem e a JVM. Essa nova política só vem a favorecer ainda mais o Java e os programadores Java!

A regra agora é a seguinte: novas versões do Java saem a cada 6 meses, sempre em Março e Setembro. Essas são as chamadas feature releases, onde novos recursos da linguagem são incorporados.

E trimestralmente a Oracle vai liberar as update releases, compostas por atualizações de segurança e consertos de bugs (sem novos recursos).

Olha só o calendário que a Oracle soltou:

 

Resultado de imagem para java lts

 

A sequência numérica segue uma lógica. Por exemplo:

 

Março/18 => Java 10.0.0

Abril/18 => Java 10.0.1

Jul/18 => Java 10.0.2

Set/18 => Java 11.0.0

Out/18 => Java 11.0.1

 

… e assim por diante.

E no meio dessa salada toda, a Oracle vai passar a liberar o Java LTS (Long Term Support) a partir da versão 11.

A versão LTS é uma versão focada em empresas, que buscam estabilidade, não podem ficar a cada 6 meses mudando a versão dos seus sistemas e que querem suporte da Oracle por mais tempo. Neste caso, serão 3 anos.

O Java LTS será uma modalidade exclusiva do Oracle JDK (e não do OpenJDK, que é e sempre será gratuito), e as empresas terão que pagar por essa versão LTS.

É por causa disso que foi criada toda essa confusão de pessoas achando que o Java vai ser pago!

Apenas as versões do Java qualificadas como LTS do OracleJDK serão pagas. O resto continuará sendo tudo free!

E se você é aluno dos cursos de Fundamentos de Java e Java Avançado da Softblue, pode ficar tranquilo também: os cursos receberão as atualizações conforme as feature realeases forem sendo lançadas. E você terá acesso a todas as atualizações gratuitamente e de forma vitalícia, pra assistir quando quiser!

Aqui vão alguns links sobre esse assunto:

 

https://react-etc.net/entry/oracle-to-stop-providing-a-free-java-jdk-with-long-term-support-lts

https://www.zdnet.com/article/oracle-proposes-production-distribution-changes-to-java-se

https://www.theregister.co.uk/2018/03/09/java_release_train_qcon

 

E aí? Gostou das mudanças na forma adotada pela Oracle pra soltar novas versões?

Sobre o autor

Carlos Tosin

Carlos Tosin

Carlos Eduardo Gusso Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo, Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java desde 2002 e possui 6 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua desde 2005 com treinamentos de profissionais em grandes empresas e escreveu diversos artigos para a revista Java Magazine. Possui as certificações da Sun (agora Oracle) SCJP, SCJD,SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.

Comentários (24)

  • Luciano Seibel

    Primeira resposta explicativa e clara que encontro. Agora faz mais sentido. Obrigado.

  • Alexandre de Santa Roza

    Muito obrigado pelo esclarecimento!

  • José Knaul

    Muito bom o vídeo. Mas Acabei ficando com uma dúvida: como fica as certificações?

    • Marcos Ribeiro

      Pois é, eu havia comprado um curso para certificação Java 7 ainda… Dinheiro no lixo? E como um ser humano será capaz de acompanhar as mudanças e ter que se certificar?

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      As certificações Java nunca acompanharam as últimas versões da linguagem. A tendência é que continue assim. Não ouvi nada da Oracle a respeito das certificações, mas o fato é que não existe tempo hábil pra criar uma nova prova em 6 meses.

      E também não acho que seja dinheiro jogado fora. Se você é certificado Java, não importa muito a versão da linguagem. Você até pode fazer a prova de atualização, mas o título da certificação você já tem, e isso já tem um peso considerável.

  • Rafael Correa mendes

    Ótima explicação! Muito obrigado pela dedicação e esforço ao passar informações importantes. A melhor coisa que eu fiz foi ser aluno da softblue.

  • Jackson Neves

    Sem falácia e sem sofisma a verdade que o JAVA para empresas será cobrado.
    A ORACLE passou a fazer o que a MICROSOFT e a EMBARCADERO Já fazem, simples assim.
    A cada 6 meses o JAVA passará a ser obsoleto, pois não terá mais atualização.
    As empresas desenvolvedoras ou usuárias sérias, responsáveis, prudentes terão que pagar pela versão estável e com suporte.
    A ORACLE agora entrou na lógica do capitalismo, onde “não há almoço grátis”.
    O mundo acadêmico, os cursinhos meia boca, os freelas, ficarão com a versão free.
    Acabou a ilusão da plataforma/linguagem gratuita.
    Quer desenvolver profissionalmente vai ter que pagar, o resto é enganação.

    • Gustavo Costa

      Acabou a ilusão da plataforma/linguagem gratuita.

      Ah? Dirás que C, C++, Lua, Mono, Perl, PHP e Python são pagas? Deve ser porque és um utilizador do Windows. (risos)

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Acredito que ainda é cedo pra saber exatamente o que vai acontecer. Tudo é muito recente e todos vão passar por um processo de adaptação (desenvolvedores e empresas).

    • Jefferson Balivo

      Cara… Acho que vc precisa de um update quanto a Microsoft… rs…

  • João Paulo Mendes

    Como é que vai ser feito as atualizações, terá que baixar e instalar ou basta dar upgrade?

    • Nilton dos Santos

      Jackson,
      A Microsoft disponibiliza a versão Community que equivale ao Open Java. E fez isso justamente pelo avanço do Java. Hoje tanto Microsoft como a Oracle terão as duas opções.Se você quiser suporte profissional nada mais natural que se pague por isso. Acontece também com o Linux com o Red Hat e o Novell Suse. Ambas possuem a versão Open e se você quiser suporte profissional paga por isso. Justo. Mas a Embarcadero até o ponto que eu sei não tem um equivalente Open Source. Com a Embarcadero é só pagando mesmo. Acredito que o Java continue com a ótima qualidade que tem e sendo a ferramenta de desenvolvimento abrangente e poderosa que sempre foi. Quanto ao suporte, você tem que pagar mesmo. Afinal de contas, são profissionais comprometidos a resolverem seus problemas e eles têm que ser pagos por isso. Se acha que não precisa, ainda tem a opção Open Source. Isso não significa que a iniciativa Open Source tenha fracassado.

      • Carlos Tosin
        Carlos Tosin

        Jackson, você tem razão. Essa é uma prática comum no mundo de TI. O Java está mudando justamente pra poder fazer parte desse mundo mais dinâmico que as linguagens de programação vivem.

  • Gustavo Costa

    Por isso, utilizo as linguagens de programação de código aberto. Java não é de código aberto. Veja como foram as confusões entre Google e Oracle. Fiquei contente que Java não é o meu forte.

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Existem duas vertentes de JDK: O OracleJDK e o OpenJDK. O OpenJDK é 100% open source e vai continuar dessa forma. A briga do Google com a Oracle foi justamente porque a Google usava partes do JDK da Oracle no Android, e a Oracle não gostou. Hoje o Android se apoia no OpenJDK e tá tudo resolvido. Aliás, existem algumas diferenças no OracleJDK e no OpenJDK, mas a Oracle já informou que tem uma equipe justamente focada em deixar ambos o mais semelhante possível, num esforço de aumentar a adoção do OpenJDK pra quem tiver interesse.

  • Marcelo Ragnelli Frigério

    Se me permitem, gostaria de sugerir um tema para um futuro vídeo. Quanto cobrar pelo desenvolvimento de uma aplicação (Desktop, Web, mobile)? O que considerar para chegar em um valor? Cobrar pelo projeto? produto? serviço? manutenção? melhorias?

  • Jesse James

    Ok, lançaram a versão 9. Que ninguém está usando (pelo menos ninguém que eu conheça) e já vão lançar a versão 10???? Daqui a pouco eles estão na versão 200 e todo mundo ainda na versão 8.1898383893839.123

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Jesse, a versão 10 saiu em março já. E em setembro tem a 11. É exatamente isso 🙂

  • Gabriel Barbsa

    Bom dia Carlos, me desculpe um pouco a ignorância, mas na empresa que trabalho usamos o java APLICATIVO que atualmente está na versão 8 update 171. Essas mudanças irão afetar este aplicativo que os sites do governo, prefeituras, bancos as vezes pedem para executar?

    Ou isso continuará da mesma forma e o que está sendo afetado é a parte da linguagem e desenvolvimento?

    Obrigado e no aguardo da resposta.

    • Carlos Tosin
      Carlos Tosin

      Gabriel, as mudanças que eu falei no vídeo são a partir do Java 9. O Java 8 tem suporte da Oracle até 2020 (é a última versão que vai ter tanto tempo de suporte assim gratuito). Portanto essa versão pode continuar sendo usada sem problemas, e ela receberá atualizações nos próximos anos. Abraço!

      • Gabriel Barbosa

        Carlos, então o java deste link https://www.java.com/pt_BR/download/chrome.jsp está na versão 8 ainda. Quando por exemplo tentamos entrar via banco para fazer um pagamento e os sites falam que precisamos atualizar o java, vamos sempre neste site, neste link. Esse tipo de aplicação está na versão 8 mas é a última que o site do java oferece. Pelo que vi, a versão 10 foi ao ar 2 meses atrás mas o site insiste em dizer que a versão 8 update 171 é a mais recente. Fico sem entender se esse java para rodar em sites, bancos por exemplo será afetado. Poderia me esclarecer? Abraços

        • Carlos Tosin
          Carlos Tosin

          Gabriel, o uso de Java nos navegadores está morrendo (ainda bem, pois realmente essa não é a praia do Java e só dava problemas). Nenhum banco mais usa applets (aplicações Java que rodam no cliente) e, se algum usa, vai deixar de usar logo, porque os navegadores estão tirando o suporte a applets Java (assim como tiraram do Flash).

          Portanto pode desconsiderar esse link do Chrome, pois Java rodando no navegador é algo que está morrendo já e vai ser sepultado logo, logo.

          Aliás, muita gente confunde o Java do lado cliente com o Java do lado servidor. No servidor, O Java vai muito bem e continua dominando! Qualquer dia faço um post sobre isso 🙂

      • Gabriel Barbosa

        Creio que esse java do link que postei anteriormente seja o JRE. O mesmo está inserido no JAVA SE, ou seja, a partir da versão 9 ele irá receber atualizações semestrais e só será necessário pagar caso a empresa deseje que uma versão seja LTS, é isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *