Blog da Softblue


Este artigo foi criado por Carlos Eduardo Gusso Tosin.
Conheça o currículo completo do instrutor clicando aqui.

Guia para Certificação Java

Publicado em 23/06/2012 às 12:21:57 horas.

Compartilhe:    

O objetivo deste guia é esclarecer as dúvidas mais comuns de pessoas que têm interesse em tirar a certificação Java (OCA – Oracle Certified Associate e OCP – Oracle Certified Professional). O documento apresenta as informações num formato de perguntas e respostas, a fim de facilitar o entendimento.

Vale a pena se certificar em Java?

A certificação por si só não garante emprego para ninguém. No entanto, um profissional certificado é reconhecido pelo mercado como um profissional que domina bem a linguagem Java. Para algumas empresas, no momento da contratação, isto pode ser um diferencial.

Nunca tirei uma certificação de Java. Por onde devo começar?

A Oracle possui diversas certificações da tecnologia Java. Dentre elas, a primeira que você deve tirar é a Oracle Certified Associate, Java SE Programmer. Esta certificação é pré-requisito para a próxima, a Oracle Certified Professional, Java SE Programmer.

Para conhecer cada uma das certificações Java, você pode acessar o site oficial:
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:JSE7Prog

Antes não era uma prova só?

Quando a Sun controlava as certificações Java, existia a prova SCJP – Sun Certified Java Professional, que foi, por muitos anos, a certificação de entrada obtida por desenvolvedores Java. Com a última certificação lançada pela Oracle, relativa ao Java 7, houve mudanças. A Oracle criou os níveis Associate e Professional e reestruturou as provas. Portanto, a partir de agora, para você obter o nível Professional precisa antes, obrigatoriamente, obter o nível Associate. Na prática, isto significa que você deverá fazer duas provas.

A Softblue me prepara para tirar as certificações OCA e OCP?

Os cursos de Fundamentos de Java e Java Avançado da Softblue cobrem praticamente a totalidade do que é visto na prova (você mesmo pode verificar isto comparando a ementa dos cursos com o que é cobrado na prova de certificação). No entanto, eles não podem ser considerados preparatórios.

As provas de certificação cobram aspectos bastante detalhados do Java. Além disso, as provas são cheias de “pegadinhas”, que podem facilmente confundir o candidato que não sabe muito bem determinado tema. Por estes motivos, não é recomendado aprender Java estudando para a prova. O correto é primeiro aprender o Java e depois estudar algum material exclusivamente voltado para a prova, que aborda em profundidade os assuntos das categorias cobradas pela Oracle.

Existe algum pré-requisito para tirar a certificação OCA?

Não. Basta você conhecer Java e ter vontade de estudar e fazer a prova de certificação.

E para a certificação OCP, existe algum pré-requisito?

Sim. Você deve ter tirado a certificação OCA anteriormente. No mais, basta estudar e fazer a prova.

Preciso fazer algum curso oficial antes de realizar as provas?

Não é obrigatório fazer nenhum curso oficial da Oracle. No entanto, é necessário conhecer bem o Java, e para isto você pode contar com os cursos de Fundamentos de Java e Java Avançado da Softblue, que abrangem praticamente todos os assuntos das provas das certificações OCA e OCP.

A certificação OCP é pré-requisito para outra certificação Java?

Sim. Ela é pré-requisito para os níveis Expert (OCE), que são certificações voltadas para o Java EE (Enterprise Edition). São elas: Enterprise Java Beans Developer, Java Persistence API Developer, Web Services Developer e Web Component Developer.

Quais provas terei que fazer para ser certificado como OCA e OCP?

Você tem que fazer apenas uma prova para cada nível (OCA e OCP), que atualmente é baseada no Java 7. A prova para o nível OCA é composta por 90 questões e você possui 2h30min para respondê-la. É necessário acertar no mínimo 75% da prova (68 questões).

Já a prova para o nível OCP também é composta por 90 questões e você possui 2h30min para respondê-la. Mas é necessário acertar no mínimo 65% da prova (59 questões).

Qual o estilo das provas?

As provas são objetivas, compostas por questões de múltipla escolha e drag-and-drop. As questões de múltipla escolha podem ser de dois tipos: apenas uma alternativa correta ou mais de uma alternativa correta (o enunciado da questão sempre deixa claro quantas alternativas são corretas). Nas questões de drag-and-drop, você deve arrastar blocos de resposta em locais corretos, para preencher as lacunas corretamente.

Qual o conteúdo cobrado nas provas?

O conteúdo cobrado nas provas tem por objetivo testar se o candidato conhece bem a sintaxe da linguagem Java, inclusive no uso de orientação a objetos.

A prova do nível OCA é dividida em 8 seções:

- Java Basics
- Working With Java Data Types
- Using Operators and Decision Constructs
- Creating and Using Arrays
- Using Loop Constructs
- Working with Methods and Encapsulation
- Working with Inheritance
- Handling Exceptions

Já a prova do nível OCP é dividida em 12 seções:

- Java Class Design
- Advanced Class Design
- Object-Oriented Design Principles
- Generics and Collections
- String Processing
- Exceptions and Assertions
- Java I/O Fundamentals
- Java File I/O (NIO.2)
- Building Database Applications with JDBC
- Threads
- Concurrency
- Localization

O site oficial da Oracle mostra, em detalhes, todo o conteúdo abordado dentro de cada seção.

Posso fazer as provas em português?

Não existe a opção de fazer as provas em língua portuguesa. Dentre os idiomas disponíveis, escolha fazer a prova em inglês, que é o que mais se assemelha com o que você vai enfrentar na prática como desenvolvedor Java. Se você está cogitando obter certificações Java, saber inglês não é opção: é uma obrigação.

Onde são realizadas a provas?

Elas devem ser feitas em qualquer centro autorizado da PearsonVue, presente em várias cidades brasileiras. Consulte o site da PearsonVue em http://pearsonvue.com/Oracle para maiores informações.

Como me registro para fazer as provas?

Vá até o site da PearsonVue, em http://pearsonvue.com/Oracle e, a partir dali, siga os passos necessários. Todo o processo é feito pelo site. Primeiramente, você vai precisar se cadastrar na PearsonVue (se já tiver cadastro não será necessário criar um novo). Depois vai escolher a prova que deseja fazer e vai efetuar o pagamento. Pelo site, você também agenda o local, data e horário para fazer as provas. Existem diversos centros da PearsonVue espalhados pelo Brasil.

Outra opção é comprar os vouchers diretamente da Oracle, e depois utilizá-los para agendar as provas na PersonVue. Maiores informações podem ser obtidas na seguinte página:
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=51

Quanto custa as provas?

Atualmente, tanto as provas para os níveis OCA como OCP custam R$ 326,00.

Quanto tempo leva para sair o resultado das provas?

Assim que terminar a prova, você já receberá um documento chamado Score Report. Ele contém a sua porcentagem de acerto, de forma que você já sabe se passou ou não. O Score Report também mostra a sua porcentagem de acerto em cada uma das sete categorias.

Vou receber um certificado?

Sim. O certificado é enviado pelos Correios até a sua residência, e leva de 1 a 2 meses para chegar. Junto com o certificado, você receberá também uma autorização da Oracle para utilizar o logotipo referente à certificação que você tirou, para colocar em cartões de visita e material de escritório, caso tenha interesse.

Por quanto tempo o título da certificação é válido?

A certificação não possui validade, portanto você não corre o risco de perdê-la. O que acontece é que, com o passar do tempo, vão sendo lançadas novas versões do Java e, junto com elas, novas versões das certificações. Então se você quiser se manter atualizado, existe a possibilidade de você fazer as provas de atualização. Por exemplo, se você já tem a certificação Java 6 e deseja atualizá-la para o Java 7, você deve fazer uma prova de atualização. Nesta prova o conteúdo é menor e corresponde basicamente ao que mudou de uma versão para outra. Consulte o site da Oracle para ter mais detalhes sobre as provas de atualização disponíveis.

Qual a melhor forma de estudar para as certificações OCA e OCP?

Primeiramente, você pode fazer os cursos de Fundamentos de Java e Java Avançado da Softblue para conhecer bem a linguagem e aprender os conceitos fundamentais.

O próximo passo é estudar um material focado nas certificações. Por se tratarem de provas novas, os livros voltados para estas provas serão lançados apenas no segundo semestre de 2012. O que você pode fazer no momento é ir atrás de livros para prova SCJP, já que o conteúdo é semelhante. É importante também que você faça simulados, como forma de testar se você está realmente pronto para responder as questões da prova.

Quais os melhores fóruns para eu tirar dúvidas sobre a certificação?

O GUJ (http://www.guj.com.br) possui um fórum bastante movimentado (é a maior comunidade Java do Brasil). Existe inclusive um tópico criado exclusivamente para tirar dúvidas relacionadas às certificações Java.
Outro fórum bastante interessante é o Java Ranch (http://www.javaranch.com). Ele não é brasileiro e também é uma excelente fonte de informação. É o melhor fórum para tirar dúvidas sobre outras certificações mais avançadas do Java.

Onde posso encontrar simulados para a certificação?

Existem inúmeros simulados na internet que são gratuitos. Você pode encontrar facilmente no Google.

Existem também os simulados do Whizlabs (http://www.whizlabs.com). São pagos, mas são os simulados que mais se assemelham com as questões da prova. Todas as questões são comentadas. É possível responder algumas questões gratuitamente, mas para ter acesso a todos os simulados é necessário comprá-lo. No momento os simulados são baseados nas provas SCJP (ministradas anteriormente pela Sun). Mas certamente serão atualizados para contemplar as novas certificações OCA e OCP da Oracle na área de Java.

Comentários

Fabricio, que ótima notícia! Meus parabéns e espero que este seja só a primeira certificação de muitas outras que virão. Estamos felizes em saber que pudemos ajudar você neste processo! Sucesso!

Enviado em 11/01/2013 às 15:03:22 horas, por Carlos Tosin


Acabei de passar na prova OCA... fiz 85% dos pontos. Queria agradecer aos grandes mestres deste curso. Vou me preparar agora para a OCP. O material de vocês é muito bom... só complementei com os simulados da Whizlabs. MUITO OBRIGADO!!!

Enviado em 11/01/2013 às 13:45:36 horas, por Fabricio Boechat


Thiago, não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso, até porque não atuo nesta área. Recomendo que você dê uma olhada neste link para obter maiores informações. Abraço!

Enviado em 30/10/2012 às 18:09:29 horas, por Carlos Tosin


Professor, eu quero seguir a carreira de DBA. O que eu preciso fazer e quais cursos tem que ser feito para ser um bom DBA?

Enviado em 30/10/2012 às 14:37:27 horas, por Thiago


Fabricio, a prova é feita no computador (em todas as certificações Java é assim). Sobre livros, uma boa opção é o OCA Java SE 7 Programmer I Study Guide, lançado recentemente. O volume 2 será lançado em 2013.

Enviado em 04/10/2012 às 17:50:58 horas, por Carlos Tosin


Mestre, como é feita a prova OCA? De maneira escrita ou em um computador?
Recomenda algum livro para estudar para esta certificação?

Enviado em 04/10/2012 às 17:15:00 horas, por Fabricio


Jéssica, você deve entrar em contato conosco através do site mesmo, neste link. Basta enviar seu questionamento e você será prontamente respondida.

Enviado em 30/08/2012 às 16:38:59 horas, por Carlos Tosin


quero saber o telefone de vcs como entro em cantato?

Enviado em 30/08/2012 às 16:24:02 horas, por jéssica


Daniel, esta informação está correta. Mas esta é uma certificação antiga, de uma versão anterior do Java. Se o objetivo é tirar a certificação, o ideal é fazer a última versão, voltada para o Java 7. E se o inglês for um obstáculo, talvez esta seja a hora de enfrentar esta dificuldade. Na área de programação, eu diria que saber inglês é praticamente obrigatório. Abraço!

Enviado em 11/08/2012 às 14:17:40 horas, por Carlos Tosin


Li em algum forum que existe a prova em portugues. A OCA SE 5,é verdade?obrigado

Enviado em 11/08/2012 às 10:59:25 horas, por Diogo


Daniel, recomendo que faça a do Java SE 7, que é a última lançada. As outras são de versões anteriores do Java. Abraço!

Enviado em 22/07/2012 às 14:25:28 horas, por Carlos Tosin


professor eu estava no site sa oracle e vi essas duas certificaçoes.

Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6
Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer

qual que tenho que fazer ?

Enviado em 22/07/2012 às 13:42:23 horas, por daniel


Daniel, pode sim. Neste caso você será certificado como OCA apenas. Para ser certificado como OCP, deve fazer a segunda prova também. Abraço!

Enviado em 22/07/2012 às 12:12:45 horas, por Carlos Tosin


posso so fazer a prova OCA ? ou serei obrigado tambem a fazer a OCP?

Enviado em 22/07/2012 às 03:59:12 horas, por daniel

Mailing List

Cadastre o seu e-mail para receber notícias e informações sobre novos cursos, atualizações e outras novidades da Softblue!

Diferenciais

Liberdade total
Estude quando e como quiser. Disponibilidade do conteúdo 24h por dia, 7 dias por semana.
Matrícula não expira
Pagamento único, sem mensalidades, e acesso vitalício a todo o conteúdo, mesmo após a conclusão do curso.
Cursos sempre atualizados
Acesso às atualizações dos cursos de forma automática.
Tire suas dúvidas
Suporte eficiente para esclarecer suas dúvidas no decorrer do curso.
Padrão de qualidade
Atendimento diferenciado e material de alta qualidade, feito por quem entende do assunto.

Certificado

Insira o código do certificado que deseja consultar:

Pagamento





Conheça todas as nossas formas de pagamento.


             Cursos  |   Perguntas  |   Sobre nós  |   Sorteios  |   Blog  |   Política de Privacidade  |   Contato Desde 2003.    
Todos os direitos reservados ®    
CNPJ 06.860.085/0001-64