Como aprender a programar?

Muitas pessoas que estão entrando no mundo da programação chegam até mim e perguntam: “André, como aprender a programar?”. Será que tem jeito certo ou forma mais fácil para conseguir aprender esse tema, uma vez que muitas pessoas têm medo da programação e acham que é coisa que somente os ETs, samurais e Jedis conseguem aprender?

Calma, muita calma nessa hora. Como eu costumo dizer: tudo que existe pode ser aprendido nessa vida, desde que você dedique o tempo certo e estude os temas necessários. O que não pode é pular etapas, daí realmente fica complicado.

A grande pergunta mesmo é: como aprender a programar sem dificuldades? É possível? Sim, é claro, desde que você siga algumas etapas que eu comento em detalhes no vídeo a seguir.

Isso é o que acontece em grande parte dos casos: a pessoa nunca dirigiu um carro antes. Então ela recebe uma chave de carro pela primeira vez na vida, e quer sentar no banco e já sair dirigindo. Não tem como. Você vai precisar passar pelo processo de aprendizado, seja ele em uma autoescola ou sozinho mesmo na tentativa e erro.

Quanto mais etapas “certas” você seguir para aprender qualquer coisa, menos tempo você levará para aprender, e menos medo terá do tema. E diga-se de passagem: quando o tema é programação, as pessoas criam um medo irracional sobre o assunto, achando que o tema é complexo e é um bicho de sete cabeças, sendo que o erro está na forma como a pessoa pode estar pulando etapas para aprender programação.

Então basicamente você precisa ter conhecimentos sólidos em dois assuntos para aprender a programar em uma linguagem de programação: dominar muito bem os conceitos de lógica de programação, algo que você pode aprender gratuitamente do início ao fim aqui na Softblue no curso de Lógica de Programação, e também dominar muito bem como fazer um teste de mesa, conforme já ensinado detalhadamente em uma outra portagem aqui no blog.

Vai por mim que dominando estes dois temas você estará completamente apto para aprender a programar em uma linguagem de programação sem dificuldades. Aprender a programar não tem grandes mistérios, não é difícil nem leva tempo, desde que você esteja disposto a aprender os conceitos fundamentais primeiro, dentro do seu devido tempo.

É isso, nos vemos em breve aqui pelo blog, um forte abraço e até mais!

Sobre o autor

André Milani

André Milani

André Milani é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Business Intelligence pela mesma instituição e possui diversas certificações na área de TI. É também autor de vários livros na área de informática, entre eles livros sobre programação PHP, iOS e bancos de dados, pela editora Novatec. Atua desde 2003 com desenvolvimento web e treinamentos de profissionais. Também é desenvolvedor de aplicativos para o ambiente iOS da Apple, possuindo aplicações que juntas somam mais de 130.000 downloads na AppStore. Atualmente é autor de diversos cursos online de programação que podem ser encontrados no site da Softblue.

Comentários (6)

  • Alessandro Setragni D´Alemida

    Acabamos percebendo isso, o que foi dito na palestra.
    Sempre temos um pouco de ansiedade quando se trata de programação.
    Boa Verdade!

    • André Milani
      André Milani

      Acho que ansiedade afeta em todas as áreas, e todos temos ou já tivemos que controlar isso. Faz parte do jogo, o importante é saber mesmo que ela existe e que é de nossa responsabilidade lidar com ela 😉

  • Emerson Matheus

    Bom dia estava esses dias pensativo sobre esse assunto já trabalho com tecnologia a quase 14 anos, e entrei na area de programação a quase 5 anos já comecei com desenvolvimento web, depois pulei para Delphi achei complicado fui pro php nada fui pro C# pior ainda, apesar de saber algumas coisas sobre programação nunca consigo realmente desenvolver nada sozinho, entender realmente o codigo isso porque pulei essa etapa por pensar que já sabia sobre logica e algaritimo esse foi meu erro.

    • André Milani
      André Milani

      Emerson, sempre dá tempo para reparar o que está causando dificuldades, lembre-se disso e manda ver!

  • Helder Jose Antonio Manuel

    Gostei do video

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *